10 September 2007

Cartas Corrente

Estava eu muito feliz refastelado na minha cadeira em frente ao pc, quando recebo uma carta corrente. Fiquei logo alegre. Há cerca de 6 meses ou assim que não recebo algo como uma carta corrente. Estava alegremente a ler quando:

"- O que é Internet ?

- É um local no computador, onde podemos ver e ouvir muitas coisas, notícias, músicas, conhecer pessoas, ler, escrever, sonhar, trabalhar, aprender. Tem de tudo no mundo virtual."

Ponto 1- Oops. Eu que julgava que a Internet eram milhões de computadores e servidores interligados e venho agora aprender por uma simples carta corrente uma valiosa lição. A Internet é um local no computador! É claro! Já eu com 5 anos ia para o Windows 95 brincar para a Internet! E nunca me tinha apercebido que estes gajos do Sapo e da Clix são apenas uns charlatões! Para quê pagar se está dentro do meu computador?

Ponto 2- Sonhar? Na Internet? Desculpem, o homem que escreveu isto não é um parvo qualquer! Este homem é um Poeta!!

Enfim...

Continuando:

"- E o que é virtual?

- Virtual é um local que imaginamos, algo que não podemos tocar, apanhar, pegar... é lá que criamos um monte de coisas que gostaríamos de fazer. Criamos as nossas fantasias, transformamos o mundo em quase como queríamos que fosse. Menino, entendeste o significado da palavra virtual?

- Sim, também vivo neste mundo virtual.

- Tens computador?!- Exclamo eu!!!

- Não, mas o meu mundo também é vivido dessa maneira...Virtual. A minha mãe fica todo dia fora, chega muito tarde, quase não a vejo, enquanto eu fico a cuidar do meu irmão pequeno que vive a chorar de fome e eu dou-lhe água para ele pensar que é sopa, a minha irmã mais velha sai todo dia também, diz que vai vender o corpo, mas não entendo, porque ela volta sempre com o corpo, o meu pai está na cadeia há muito tempo, mas imagino sempre a nossa família toda junta em casa, muita comida, muitos brinquedos de natal e eu a estudar na escola para vir a ser um médico um dia. Isto é virtual não é senhor???

Fechei o portátil, mas não fui a tempo de impedir que as lágrimas caíssem sobre o teclado. Esperei que o menino acabasse de literalmente "devorar" o prato dele, paguei, e dei-lhe o troco, que me retribuiu com um dos mais belos e sinceros sorrisos que já recebi na vida e com um "Brigado senhor, você é muito simpático!". "


Um Aparte se faz favor! Gostei da forma que este grande autor mantém o suspense disto tudo. Primeiro uma descrição detalhada da vida do rapaz e de repente: UI! As lágrimas caem no teclado! Olha se fosse comigo! Pegava num guardanapo e limpava a cara antes de caírem! Parece impressionante como as pessoas não têm cuidado com os portáteis!

Ou seja, 2ª lição aprendida: Nunca, mas NUNCA ouvir histórias de um rapaz pobre com o portátil à frente!

Mais, mais, mais:

"Ali, naquele instante, tive a maior prova do virtualismo insensato em que vivemos todos os dias, enquanto a realidade cruel nos rodeia de verdade e fazemos de conta que não percebemos!

Agora, tem duas escolhas...

1. Enviar esta mensagem aos amigos e amigas ou

2. Apagá-la, fingindo que não foste tocado por ela!!!

Como podes ver, escolhi a nº1."

Ok... Não há a 3. És uma besta insensível e até achas que mandar cartas corrente é bastante chato tanto para a internet em geral tanto para amigos como tu que não gostam de cartas corrente? Eu queria esta!

No comments: