26 June 2006

Portugal - A fantasia do futebol começa aqui

Bem-vindos ao mundo encantado do futebol
Onde há bolas, bandeiras e balizas

Jogadores de futebol analfabetos
Saídos quentinhos dos guetos

DISCLAIMER:
ESTE POST NÃO PRETENDE INSULTAR O GOSTO PELO FUTBOL MAS SIM O FANATISMO FUTEBULÍSTICO. Estaindes avisados.
Sim, eu tenho a noção de que o futebol é um desporto essencial para o desenvolvimento do nosso país, tenho a noção de que sem o futebol o nosso país seria pior e acima de tudo sei que a exportação de jogadores de futebol é a nossa única forma de sobrevivência.
No entanto gostava de avisar: Pessoal que gosta dos futebóis, não leiam este post.

Futebol - Quem o inventou

Uma pesquisa profunda nos motores de busca mais venerados do mundo revelou-me que quem criou o futebol foi:
Eu.
Não, vá lá, foi... foi o meu tio.
Ah raios, não tenho tios.
E a minha avó? Também não pode ser com as dores de costas que tem...
Ok, foi inventado pelos egípcios numa tentativa de criar um jogo cheio de fairplay, amizade, diversão, pancadaria e que fosse extremamente cultivante.
Escusado será dizer que falharam em todos estes pontos menos no da pancadaria.

Portugal - O futebol na idade medieval

O futebol em Portugal, entre os séc.XII e XIV foi a única razão de sobrevivência de uma nação afogada em pestes e esterco de boi. Chegou a ser a religião predominante em todo o país. A partir daqui a história nunca mudou muito e assim tivemos a nossa própria igreja protestante criada inconscientemente pelos adeptos de futebol. Era estúpido não referir que o futebol na altura era jogado com um machado, 4 homens, dois em cada equipa, 2 leitões, um em cada campo e 2 queijos saloios a rebolar pelo campo fora. Quem primeiro matasse o leitão da equipa adversária com o machado que estava no meio-campo ganhava o jogo, as bolas de queijo saloio rebolavam pelo chão e eram atiradas contra os adversários para os distraír. O jogo medieval de futebol que mais tempo demorou foi em 1467 em Portugal e demorou cerca de 3 minutos, o sítio do acontecimento foi o estádio de Évora no Alentejo.

Futebol - A idade contemporânea

Com o surgimento da civilização e os direitos dos animais, decidiu-se tirar os leitões e o machado, colocaram-se duas balizas, uma de cada lado do campo. Como Portugal tinha poucas vacas para fazer leite para posterior transformação em queijo saloio decidiu-se fazer as bolas em couro, usando a pele da vaca(Ideia genial). São alturas de mudanças físicas no futebol. Mas e as mentalidades? Mudam? Não parece.

Futebol - O Euro de 2004

Ah que bom, que bonito que é ver Portugal coberto de bandeiras portuguesas e de outros países e é bom saber que é preciso ser um brasileiro a chamar a atenção dos Portugueses para um símbolo nacional. (Não tenho nada contra os Brasileiros... Vá lá, tenho um bocadinho.)
UM hino para apoiar a selecção que inclui a onomatopeia "ais", bandeirinhas por todo o lado e um cheiro a requeijão de avintes que não consigo explicar.
Tá tudo feliz, os árbitros para não levarem uma boa safanada das pessoas do nosso país deixaram a selecção chegar à final até que um pôs fim à brincadeira e mandou-nos para casa (que era logo à saída do estádio).

Futebol - Mundial 2006

-Eu tenho uma bandeira em casa e tu?
-Eu não, não quero estar a estragar o visual da minha casa e aliás, acho que não é preciso uma bandeira portuguesa em todas as casas. Eu sei que estou em Portugal...
-Ó pessoal! Olha aqui o Zé das Couves não tem uma bandeira em casa! MOCHE!!!!
Temos todos de apoiar a selecção, se não o fizermos arriscamo-nos a perder.
3544 hinos diferentes entre os quais os sucessos:
-Remix da canção dos "ais";
-Sic inova ao introduzir a onomatopeia "nanananana";
-LL Cool J cria rap de apoio à selecção portuguesa com a onomatopeia "zezezezezê"... Ai não era? Excuse moi.

Agh... Ainda tinha tanto para dizer.
Mas esta história toda para que?
Eu nem queria escrever mais mas, e sem desrespeitar as pessoas que gostam de futbol, é um gosto, tal como eu gosto de jazz, gostaria de aqui por umas questõezinhas:

-Há mais países a porem as bandeiras nas janelas?

-Será que se pusermos mais bandeiras nas varandas, as hipóteses de Portugal ganhar aumentarão?

-É mesmo necessário insultar os adversários depois de ganharmos um jogo?

E finalmente:

-Será que se Portugal agora fosse para a guerra no Iraque as pessoas tomavam a iniciativa própria de por bandeiras nas janelas ou não? Era preciso vir o Bush a Portugal para dizer isso?

Razão deste post: Foi confuso este post, eu deixei-me levar e puf... A razão é simples: Portugal venera o Futbol como se fosse uma religião. Aposto que ninguém se interessaria em por as bandeirinhas todas à mostra quando Portugal fosse ao mundial de Hóquei ou quando houvesse um evento importante, cultural ou desportivo, que não interessasse ao menino Jesus (Com letra grande? Onde é que eu ando com a cabeça?)
Vá, só mais uma perguntinha:

-MAS PORQUE RAIOS GOSTAMOS, NÓS PORTUGUESES, TANTO DE FUTBOL?

Respostas e comentários instrutivos, comentários inúteis serão apagados. Habituem-se, vai ser uma nova regra no blog. E nem é por tua causa Alex_Kid, vigiarei os comentários de tudo e todos feitos aos posts de qualquer autor deste blog.

Mike

4 comments:

Ricardo said...

no fundo tu até sabes a resposta a essas "perguntas", até pensei em responder, mas é perda de tempo. Nao jogo, nao vejo, nao sou fanatico, nem tenho a bandeirinha, mas os que veem, os que são fanaticos e os que teem a bandeirinha nao me incomodam. Por fim basta dizer que tenho orgulho no meu país, tanto pela mariza que vai ao hollywood bowl, como tenho por 23 jogadores que estam na alemanha a tentar trazer uma taça, a emoção é que é vivida de maneira diferente, mas para mim e repito para mim o orgulho é o mesmo!

nice blog, podiam era postar mais vezes...

[]

Miguel Vieira said...

Obrigado pelo comentário. Agradeço não teres reagido de uma forma brusca.(Principal razão da falta de posts neste blog) Quando as pessoas apenas me dizem que o post é uma merda e vão-se embora estão simplesmente a ajudar que não se façam mais posts neste blog.

In-Topic: Não discordo com a tua opinião, apenas acho que se calhar o futebol está no centro das atenções já há muito tempo. Eu apoio a selecção e admiro o trabalho deles. Apenas acho que se calhar também era possível focar as nossas atenções noutros assuntos de igual importância.

Mais uma vez, obrigado pelo comment.

Miguel Vieira said...

Quem?

Anonymous said...

esse post ta uma merda......


nah tava a gozar!!!!!